Home / Notícias / Carta do Mons. Vítor Agnaldo de Menezes ao povo de Deus na Diocese de Propriá-SE.

26/10/2017   11:50:16

“Nossa boca abriu-se para vos falar. Nosso coração dilatou-se. Nele não falta lugar para vós”. Em  retribuição a nós, dilatai, vós também, os vossos corações” (2Cor 6,11-12a.13).

Estimado irmão no episcopado, Dom Mario Rino Sivieri, Administrador Apostólico de Propriá, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, irmãos e irmãs de outras denominações religiosas e não crentes; autoridades civis e militares e todos os homens e mulheres de boa vontade que formam o tecido eclesial e social daquela que, para mim, já é a amada Diocese de Propriá: "A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!"

Cor Dilatandum ad Servitium (2Cor 6, 11-12). Com o “coração dilatado para o serviço”, acolhi o chamado de Sua Santidade o Papa Francisco para o ministério episcopal, tornando-me, assim, o seu quarto bispo diocesano. Desde o primeiro momento da notícia da minha nomeação, o meu pensamento e as minhas orações se digiram para vocês com afeição paterna e amor esponsal. Confiante na graça de Deus, desejo tornar-me com vocês e para vocês “um servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo”.

Com alegria espero, tão logo caminhar com todos vocês participando da sua vida e missão nessas terras sergipanas, banhadas pelas águas sagradas do rio São Francisco as quais também correm nas terras baianas onde nasci e cresci. Como vocês, sou também sertanejo, nossas histórias se assemelham e juntos daremos continuidade a história já iniciada pelos que nos precederam.

Vou ao encontro de vocês com o coração aberto, sem preconceitos, disposto apenas a amar e servir a todos e a cada um, sem fazer acepção de pessoas. Nesse contexto, inspira-me a Palavra de Deus, na primeira carta de São Pedro (1Pd 5,1-4), o primeiro bispo da Igreja: "Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, vigiando-o não por obrigação, mas de boa vontade, como agrada a Deus; não por interesse, mas com ânimo generoso; não como patrão das pessoas a vós confiadas, mas fazendo-vos modelo do rebanho".

Aproveito o ensejo para saudar os irmãos bispos da Província Eclesiástica de Aracaju: Dom João José da Costa (Aracaju) e Dom Giovanni Crippa (Estância). De igual modo, os irmãos bispos eméritos e beneméritos: Dom José Palmeira Lessa (Arcebispo emérito de Aracaju) e Dom Hidelbrando Mendes Costa (Bispo emérito de Estância). Saúdo também os demais irmãos bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB. Desejo caminhar em harmonia e comunhão com todos os senhores e me confio às suas preces.

Uso da oportunidade para anunciar a data da Ordenação no dia 06 de janeiro de 2018, às 16h00 em Jequié. E a posse no dia 03 de fevereiro de 2018, às 16h00, em Propriá-SE.

Na esperança de que todos estejam bem, com saúde e paz, vivendo com fé e esperança os trabalhos do dia a dia, peço-lhes orações e suplico, por intercessão da Virgem de Fátima, a bênção de Deus sobre todos nós.

Em Maracás, 25 de outubro de 2017

Mons. Vitor Agnaldo de Menezes