Home / Bispo / Dom Cristiano Jakob Krapf bispo emérito.

Dom Cristiano Jakob Krapf bispo emérito.

Nasceu em 12/09/1936 em Saint-Gall, Suíça. Ordenado sacerdote em 15/03/1964 e chegou ao Brasil como missionário nesse mesmo ano. Fixou sua ação evangelizadora na Diocese de Ilhéus/BA até que em 07/11/1978 foi eleito bispo da Nova Diocese de Jequié pelo Santo Padre o Papa João Paulo II.

Diretor Espiritual do Seminário Menor de Ilhéus-BA(1965); Vigário de Ubatã-BA (1966-1967 e 1969-1978); Vigário da Catedral de Ilhéus-BA(1967-1969); Vigário de Belmonte-BA (1978); Vigário Episcopal de Itabuna –BA(1978).

Estudos de Filosofia: Friburgo/Suíça (1957-1960) Teologia: Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma/Itália (1960-1964)

D. Cristiano é um pastor muito zeloso para com o rebanho que está    concentrado em uma região diocesana de 18.122,1 km². Com a população estimada em 456.797 habitantes no senso de 2001.

Durante esses 26 anos de pastoreio em nossa Igreja particular o digníssimo prelado concentrou seus esforços em munir a diocese com padres nativos, pois, quando aqui chegou, encontrou uma carência muito grande de sacerdote. Apenas 2 brasileiros:Monsenhor Walter, na então matriz, hoje catedral e Padre João Batista  em Itagi.

Hoje São Mais de 47 Padres no clero jequieense incluindo os Passionistas e Frades, quase todos filhos da diocese.

• Construiu o Centro de Treinamento para formação de Lideres Cristã;
• Construiu o seminário Diocesano de Jequié na cidade de Ilhéus onde se encontram seminaristas em formação acadêmica;

• Incentivou a evangelização através de movimentos leigos como o TLC, Curso de Igreja, Curso para Jovens, Renovação Carismática Católica, Encontro para casais, Pastoral Familiar, Catequese para crianças e Adulto, a instalação da Fazenda da Esperança, etc.

• Sendo um homem de cultura projetou Jequié no cenário baiano, por varias vezes, lançando artigos sobre política econômica no jornal de maior circulação em nosso Estado. (Jornal “A Tarde”).

• No ano de 2004 toda a Diocese se mobilizou para celebrar suas bodas de prata de ordenação episcopal a frente deste rebanho que Cristo lhe confiou.

• No dia 21 de novembro de 2008, concorreu em Salvador/BA a um prêmio de inventores. Por ter criado uma maneira de irrigação ainda não vista. O nome da invenção é Bico do Tatu, pra fazer com que o sertão vire Mata.